3 de junho de 2008

Yves Saint Laurent

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre
“A roupa mais bonita para vestir uma mulher, são os braços do homem que ela ama. Para as que não tiveram essa felicidade, eu estou aqui.” - YSL
Yves Henri Donat Mathieu-Saint Laurent

Oran, 1 de Agosto de 1936 — Paris, 1 de Junho de 2008.

Morreu em Paris Yves Saint Laurent, eram 23h10m do dia 1 de Junho de 2008. Estilista francês e um dos nomes mais importantes da alta-costura do século XX. Nascido na Argélia, então possessão francesa. Aos 17 anos, deixou a casa dos pais para trabalhar com o estilista Christian Dior. Após a morte do seu mentor, em 1957, herdou o controle criativo da Casa Dior com apenas 21 anos de idade, e assumindo o desafio de salvar o negócio da ruína financeira. Pouco depois de atingir o sucesso, St. Laurent foi convocado para o exército francês, durante a Guerra de Independência da Argélia. Após 20 dias a ser maltratado e ridicularizado pelos colegas soldados, acabou por ser internado num hospital psiquiátrico francês devido a um esgotamento nervoso.




Carreira

Voltando à vida civil, em 1962 St. Laurent saiu da Casa Dior e fundou a sua própria marca, YSL, financiado por seu companheiro Pierre Bergé. O casal iria se separar em 1976, mas continuariam parceiros de negócios por mais de trinta anos. Nos anos 60 e 70, a marca YSL torna-se conhecida em todo mundo por sua practicidade conjugada com sofisticação, atingindo o ponto alto da sua criatividade com lançamento do smoking feminino, que viria a permitir às mulheres trabalharem de calças compridas, sem que para isso perdessem a elegância.
Em 1966, foi o primeiro a popularizar o prêt-à-porter, a moda de bom gosto e bom corte, a preços mais acessíveis que a alta-costura na sua boutique Rive Gauche, em Paris. Foi também o primeiro estilista do mundo a usar manequins negras em desfiles de moda. Considerado um dos símbolos máximos da sofisticação e do bom gosto em moda por quase quatro décadas, amigo de algumas das mais ricas e famosas mulheres do mundo, todas suas clientes como Diane von Furstenberg, Loulou de La Falaise e Catherine Deneuve, St Laurent, com a parceria administrativa de Bergé, transformou a YSL num ícone da moda, que apresentou mais de setenta colecções de alta-costura. Lançou também uma infinidade de produtos com sua marca que são hoje vendidos em toda parte do mundo. Em Janeiro de 2002, o estilista abandonou o mundo da moda durante a apresentação de um desfile seu, que presenteou os seus admiradores com uma retrospectiva de todas suas criações, ao longo de seus quarenta anos de carreira.





"Le Smoking"

O smoking feminino, apresentado pela primeira vez em 1966 com uma blusa transparente e umas calças masculinas, é a marca revolucionária de Yves Saint Laurent. Depois disso, o traje passou a desfilar em todas as colecções do estilista. Entre todas as suas criações, "le smoking", como foi chamado, sinalizava uma mudança na forma como as mulheres se vestiriam dali por diante. A liberdade dada por Coco Chanel, agora ganhava poder com o novo traje e tudo o que ele representava - uma nova atitude feminina. Para a inglesa Suzy Menkes, editora do International Herald Tribune, o smoking feminino de St. Laurent foi transformador: "Hoje as mulheres andam normalmente de blazer e calças compridas. Isso parece normal, quotidiano, mas na época a mulher era proibida de entrar num restaurante ou num hotel. O smoking, usado até hoje, foi uma provocação sexual, dirigida à mulher que queria ter um outro papel."



Factos & citações
Em 1983, Saint Laurent foi o primeiro designer de moda vivo a ser homenageado com uma exposição de seu trabalho no Metropolitan Museum of Art (MoMA) em Nova Iorque. Em 2001, recebeu das mãos do presidente da França, Jacques Chirac, a Legião de Honra (Ordre National de la Légion d'Honneur ), no grau de Comandante. Com Pierre Bergé, criou uma famosa fundação em Paris, que mostra toda a história da casa YSL, com mais de 15 mil objectos e 5 mil peças de vestuário.


Nenhum comentário: