6 de outubro de 2008

Cuidados com o Corpo e Rosto, parte 3 – Busto


O busto, é uma das partes do corpo da mulher, mais sensíveis, e a sua beleza é uma preocupação de todas as mulheres.
Na infância, as meninas anseiam com o dia em que o soutien passará a fazer parte do seu vestuário. Quando chegam à puberdade, umas lamentam que o peito tenha crescido demais e outras reclamam o facto de a Natureza não ter sido mais generosa. Ninguém se contenta com o que tem.
Mas, mais importante que o tamanho, é a saúde e a beleza. Os seios são constituídos por uma glândula - a mamária - muito frágil, e não possuem músculos de suporte. Apenas a pele os sustenta. Por essa razão, se não quer olhar para o espelho e avistar um peito flácido e descaído, saiba que a solução começaa pela manhã.

Seios grandes
Devido ao peso a que estão sujeitos, com o tempo, perdem elasticidade e tornam-se flácidos e descaídos.
Ao tomar duche, passe um pouco de água fria pelos seios. Este pequeno gesto ajuda a fortalecer a pele.

Seios médios
Este é o tamanho ideal dos seios. Nem muito grande, nem muito pequeno. O correspondente a um tamanho 36 de soutien. Por esta razão, são bastante firmes. Depois de tomar banho, passe uma esponja com água fria, em movimentos circulares, em cada seio. Deste modo, está a activar a circulação e a contribuir para a firmeza do peito.

Seios pequenos
As mulheres com pouco peito têm, por norma, um certo desgosto. No entanto, esta é a dimensão perfeita para manter os seios em forma. Não tendem a descair nem a perder elasticidade. Estimule a circulação sanguínea, molhando o peito com água fria e água quente, alternadamente.

Cuidados diários
É do conhecimento de todos que o mundo da cosmética já tem no mercado diversos produtos para combater a flacidez e as estrias. Mais: já existe maquilhagem perfeita para embelezar e fazer brilhar os colos mais tímidos. Mas isto, por si só, não chega.

Quem tem o peito grande deve ser muito criteriosa na escolha do soutien. Se praticar exercício físico, este ponto reveste-se de uma importância ainda maior, pois o impacte dos movimentos pode provocar rupturas nas fibras elásticas de cologénio que fazem parte do tecido dérmico mamário. Neste caso, o soutien deve ser especialmente resistente, bem ajustado e sem aros.
Postura incorrecta, tomar banho com água muito quente, carregar pesos ao ombro e fazer topless sem usar protector solar ecrã total, são outros factores que podem contribuir para um peito inestético.
Escolher o soutien correcto pode ser uma excelente arma "secreta" da mulher, mas muitos estudos indicam que na hora das compra, a decisão nem sempre é a mais favorável.

De acordo com um estudo britânico, por exemplo, o modelo errado de top ou de soutien faz os seios balançarem até 21 centímetros para cima, para baixo e para os lados durante a prática de actividades físicas de impacto.
De acordo com uma espcialista em saúde dos seios, Maria Helena Vermont, as alças bem ajustadas protegem a coluna e também a circulação nas regiões dos seios.
E acrescenta: "as costuras devem ser evitadas e a peça nunca pode 'cortar' a mama, pois isso acaba provocando uma paragem de circulação linfática".
A qualidade - no sentido em que deixe a mama confortável e permita que a pele respire, é um dos factores a ter em conta, pois esta não tem músculos e o que a segura são os ligamentos de cooper e a pele.
Se optar por um cai-cai, a médica aponta algumas reservados, pois pode fazer uma marca definitiva ao puxar a mama pra baixo, o que não é bom e não a segura.
TAMANHO CERTO
O mais importante é observar com atenção o caimento do bojo, das costas e das alças.Copas


Os seios devem manter o seu formato natural e preencher todo o espaço dentro das copas. Quando estão grandes, sobra espaço entre o tecido e a pele. Já os pequenos deformam os seios, que saltam para cima e para as laterais. Se você usa modelos com aros, observe que os ferrinhos devem apenas abraçar os seios.ALÇAS



As tiras devem ficar apenas apoiadas nos ombros, já que elas não são o ponto forte da sustentação dos seios. Se estiverem frouxas, é sinal de que estão desrreguladas. Quando ficam apertadas, é porque a circunferência do sutiã está larga.COSTAS




Observe se o fecho está posicionado bem no centro das costas. O cós da parte de trás deve ficar paralelo ao da frente. Nem apertado nem frouxo. Justo demais, ele deixa as indesejáveis marcas nas costas. Muito solto, não sustenta os seios, aperta as alças e fica subindo. O ideal é usar o colchete central para fechar o sutiã.
DETECTE AS FALHAS
Se o elástico parece querer trepar pelas costas há algo errado com o seu soutien. Mas o quê? Antes de mais, saiba que as alças destinam-se a suportar apenas dez por cento do peso do peito.
O restante fica a cargo da banda elástica nas costas, que deve ser sólida e estar alinhada com a base do peito. Assim, se a parte de trás do soutien teima em subir pode estar perante dois tipos de problema: tem as alças demasiado apertadas ou está a usar um modelo demasiado largo para o seu tronco.
Por outro lado, se as alças ou elástico do soutien vincam a pele, sobretudo nas costas, talvez seja melhor optar por modelos de elásticos mais largos e confortáveis ou usar um adaptador em silicone para alça.
Outra situação comum é sentir a armação do soutien a pressionar o peito ou zona em redor. Isto pode indicar que a copa é pequena, o seu formato não é o mais adequado ou que tem as alças muito apertadas.


NO PROVADOR
Para além da medida e do próprio de soutien, existem pequenos truques que a podem ajudar a verificar se escolheu o modelo e tamanho certo para si. Ao vestir o soutien incline-se para a frente. Assim estará a usar a força da gravidade para posicionar o peito bem no centro do soutien.
No caso de modelos com armação, depois de o vestir, movimente-se ligeiramente e sente-se para ver se os aros estão bem posicionados, ou seja, não apertam o peito.
Outro truque, especialmente para quem tem peito grande, consiste em levantar os braços para verificar se a copa tem o tamanho adequado. Se o peito espreitar acima da copa significa que deve experimentar a medida acima.
SOUTIEN IDEAL
O modelo perfeito é aquele que lhe assenta como uma luva e se adequa à finalidade, por exemplo sem alças para uma roupa mais decotada, sexy para um momento especial ou reforçado para um jogging matinal.
Sempre que faz exercício deve usar um modelo desportivo com fibras que toleram a transpiração e deixam a pele respirar. Reforçado e sem armação, este tipo de soutien assegura o apoio total do peito e pode ter vários graus de suporte, consoante a intensidade e impacto do exercício.
Por fim, seja qual for a cor ou modelo, não caia no erro de pensar que um soutien confortável tem de ser folgado. No primeiro uso, este deve apresentar-se justo ao corpo quando apertado no colchete mais largo. Tal como um par de sapatos, o material tende a ceder com o uso e desta forma poderá reajustar o soutien mais tarde.

PEITO PEQUENO
Um soutien não serve apenas para apoiar o peito, pode também embelezá-lo. Assim, se tem o peito pequeno, aposte em modelos com copa definida para realçar a silhueta ou em soutiens push-up, cuja estrutura (reforçada ou não com almofadinhas) centra e confere volume ao peito.
Esta é a melhor opção para usar decotes em V, por isso não caia no erro de escolher um tamanho abaixo do seu para realçar o peito.
Pode sim, escolher o modelo mais adequado ao que pretende vestir, optando por meia copa ou alças transparentes ou amovíveis, caso vista uma roupa mais decotada, ou texturas acetinadas para um look sensual.
Regra geral, os soutiens sem armação, embora confortáveis, tendem a reduzir ainda mais o seu volume e forma, descaracterizando-o.
PEITO GRANDE
Cobiçado por muitas, um peito generoso merece atenção especial na hora de comprar lingerie. As copas devem ser subidas para oferecer apoio. Em certos casos, dado o peso do peito, pode torna-se necessário optar por modelos com alças mais largas e reforços laterais ou nas costas.
Se pretende retirar volume, pode recorrer a modelos minimizadores cuja estrutura mais envolvente modela o peito, reduzindo-o visualmente. Evite os modelos que comprimem o peito, pois podem danificá-lo e prefira texturas suaves e modelos mais discretos, sem costura nem efeitos ou aplicações.
As armações são boas aliadas já que moldam o peito e ajudam-no a combater a gravidade. Seja qual for a sua opção, certifique-se que a copa do soutien abrange o volume do peito e que a parte de trás está bem posicionada. Esse é o segredo de um peito equilibrado.

Nenhum comentário: