3 de abril de 2008

Dê o Litro

ONGD Portuguesa lança jogo on-line para doação de Água - www.deolitro.org

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Água, 22 de Março, e do Ano Internacional do Saneamento, o programa Engenheiros Sem fronteiras da TESE (ONGD), a EPAL e a Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa lançam o jogo didáctico Dê o Litro.

Dê o Litro – www.deolitro.org - é um jogo didáctico inovador. Cada visitante, para além de testar os seus conhecimentos sobre o tema da água, com cada resposta certa está também a contribui para um projecto concreto de acção no terreno.

Os donativos angariadas no âmbito campanha Dê o Litro serão integralmente direccionados para a implementação do Projecto UTOMI, que tem como dinamizadores e beneficiários os 4000 habitantes da Vila de Inhafoco, em Moçambique. O projecto é promovido pela TESE-ESF e os donativos serão utilizados para assegurar:
§ A Construção de 3 novos acessos seguros a água
§ A reabilitação de 4 pontos de água, tornando-os seguros e sustentáveis
§ A construção de 500 latrinas familiares

Apesar de 70% da superfície do nosso Planeta ser composta de água, um quinto da população mundial (1.1 mil milhões de pessoas) continua sem acesso a água potável, e 40% (2.6 mil milhões de pessoas) encontra-se privada de saneamento básico. Estas carências estão sobretudo concentradas nas regiões mais pobres do mundo, onde a má qualidade da água contribui ainda para a propagação de doenças como a cólera ou a malária. Estima-se que 1.6 mil milhões de vidas poderiam ser salvas anualmente se os acessos a água potável, saneamento e higiene fossem uma realidade.

Conhecer a realidade da água é o primeiro passo para promover uma mudança positiva.

A
TESE é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), de Direito Português, criada em 2002 que tem por missão contribuir para a parceria mundial para o desenvolvimento. Os Engenheiros Sem Fronteiras são um dos programas de trabalho da TESE que tem por missão Potenciar o desenvolvimento humano e sustentável através da melhoria do acesso a serviços e infra-estruturas sociais das comunidades mais carenciadas nos sectores da Água, Saneamento, Energia, Agricultura e Tecnologia. Todo o trabalho da TESE-ESF está apresentado no site www.tese.org.pt/pt/esf

Nenhum comentário: