15 de julho de 2008

Leituras de Férias - by Patita

Assassinos Escondidos

de Robert Wilson
Editora: Dom Quixote

Enquanto o inspector Javier Falcón investiga um cadáver mutilado e sem rosto, horrendo, encontrado numa lixeira municipal, a encantadora cidade de Sevilha é abalada por uma explosão enorme, que tem efeitos devastadores num prédio de apartamentos e também num jardim-de-infância vizinho. Descobre-se, depois, que na cave do prédio existia uma mesquita, e claro que todos se sentem apavorados com a ideia de uma ameaça terrorista.
O calor denso do Verão sevilhano está no seu auge. O terror invade a vida quotidiana, mas, numa cidade em alerta vermelho, Falcón percebe que nem tudo é o que parece. E, quando sabe que lhe falta muito pouco para resolver aquele caso, é confrontado com uma descoberta realmente assustadora.
É que talvez não vá a tempo de evitar uma catástrofe gigante, que ultrapassa as fronteiras de Espanha.
É autor de vários romances, incluindo O Último Acto em Lisboa, com o qual obteve o Gold Dagger Award para o melhor romance policial. O Cego de Sevilha e As Mãos Desaparecidas, são dois êxitos assinaláveis que definitivamente o consagram como um nome maior na cena literária contemporânea.





A Fenda

de Doris Lessing - Nobel da Literatura 2007
Editora: Presença

Imagine uma comunidade pré-histórica exclusivamente constituída por mulheres, que não conhecem homens nem deles têm necessidade, e que funciona de forma quase idílica.
Imagine agora tudo o que poderá implicar para esta tribo o nascimento de uma criatura estranha: um bebé do sexo masculino. Esta é a premissa de que Doris Lessing parte para reflectir sobre um dos temas que mais a inspiraram ao longo da sua carreira: as relações entre ambos os sexos e como afectam toda a nossa vida. Com este livro, porém, Doris Lessing vai ainda mais longe, ao fazer também um retrato de uma beleza desconcertante da natureza simultaneamente transitória e imutável dos seres humanos, com os sentimentos de ambição, vulnerabilidade e incompletude que a caracterizam.


Cisne Negro

de Nassim Nicholas Taleb
Editora:Dom Quixote


O livro de não ficção mais vendido na Amazon em 2007!

Um Cisne Negro é um acontecimento altamente improvável que reúne três características principais: é imprevisível; produz um enorme impacto; e, após a sua ocorrência, é arquitectada uma explicação que o faz parecer menos aleatório e mais previsível do que aquilo que é na realidade.
O incrível êxito do YouTube é um Cisne Negro Negro, assim como o 11 de Setembro. Por que razão não temos consciência do fenómeno dos cisnes negros antes da sua ocorrência? Parte da resposta, segundo Taleb, reside no facto de os seres humanos estarem absolutamente programados para aprender coisas específicas quando, pelo contrário, deveriam concentrar-se em generalidades.Somos, portanto, incapazes de avaliar verdadeiramente as oportunidades, demasiado vulneráveis ao impulso de simplificar, narrar e classificar, para além de não sermos suficientemente abertos para recompensarmos aqueles que conseguem imaginar o «impossível».
Elegante, surpreendente e universal nas suas aplicações, O Cisne Negro Negro irá mudar a sua forma de olhar para o mundo. Nassim Nicholas Taleb explica aqui tudo aquilo que sabemos acerca do que não sabemos e indica alguns truques admiravelmente simples para lidar com os cisnes negros e para beneficiar deles.O Cisne Negro Negro constitui um marco – e é, ele próprio, um Cisne Negro Negro.

Nenhum comentário: