10 de setembro de 2008

É hoje que acaba o mundo?????


Hoje vai tentar-se criar um buraco negro, no CERN, tchanan!!!!!!

E nós não podíamos deixar de falar no assunto…..

Há dois cientistas, com alguma credibilidade, um tal de Walter Wagner e um Luiz Sancho, que acham que esta experiencia pode provocar uma catástrofe de dimensões cósmicas, como um buraco negro que acabaria por destruir a Terra.


Partindo do pressuposto de que estão certos alguém nos pode explicar, qual a vantagem de ter construido este aparelho e se terem gasto 10 bilhões de dólares( imaginem a quantidade de carteiras Prada que podiamos ter comprado com este dinheiro….) e 12 anos de trabalho?


Fica aqui a informação técnica retirada do site: http://torqueteam.wordpress.com/2008/09/09/lhc-fim-do-mundo-amanha-d/

Funcionamento
Nos colisores, as partículas de matéria são aceleradas dentro de um campo eletromagnético até atingirem altos níveis energéticos, e depois são colididas com outras partículas. Quando os feixes de partículas viajam dentro do anel de colisão elas são aceleradas pelos campos eléctricos, sendo estes proporcionais à energia das partículas, ou seja, quanto maior o campo eléctrico maior será a energia da partícula. Essas partículas absorvem parte da energia da onda de rádio à medida que circulam nas cavidades de colisão: para que os feixes de partículas passem pelas câmeras a vácuo várias vezes, elas precisam ser circulares.
É preciso bombardear dois feixes de partículas um dentro do outro, para assim obter uma enorme quantidade de energia, pois as partículas aniquilam-se umas as outras, liberando uma energia tão alta que pode ser convertida em partículas pesadas. As colisões dos feixes de prótons vão ocorrer em uma escala jamais vista e isso resultará em uma quantidade imensa de dados, cerca de 15 Petabytes de dados
.


Como tudo vai acontecer?
Em um túnel a 100 metros ao menos debaixo da terra na fronteira da França com a Suíça, onde os prótons serão acelerados no anel de colisão que tem cerca de 27 km de circunferência e 8.6 km de diâmetro.

Amplificadores serão usados para fornecer ondas de rádio que são projetadas dentro de estruturas repercussivas conhecidas como cavidades de freqüência de rádio. 1.232 ímãs bipolares supercondutores de 35 toneladas e 15 metros de comprimento que agirão sobre as transferências de energias dentro do LHC.Os detectores de partículas, que monitoram os resultados das colisões, são os detectores ATLAS, ALICE, CMS e LHCb, e possuem mais ou menos o tamanho de prédios de cinco andares (entre 10 e 25 metros de altura) e 12.500 toneladas.





Alguns Objetivos
Um dos principais objetivos do LHC é tentar explicar a origem da massa das partículas elementares,e encontrar outras dimensões do espaço entre outras coisas. Uma dessas experiências envolve a partícula bóson de Higgs, se sua teoria do campos de Higg estiver correta, ela será descoberta pelo LHC. Procura-se também a existência da super simetria.
As experiências por meio do LHC devem permitir descobrir várias partículas dotadas de todas as cargas de energia e exercendo as mesmas interações que as partículas do Modelo Padrão que nós já conhecemos
.






Nenhum comentário: