19 de maio de 2008

Plano alimentar para um dia (1500 calorias)

Antes que digam que isto é tudo muito bonito, mas é impossível fazer, especialmente quem trabalha e tem um orçamento “limitado” por mês para refeições, de facto reconheço que não é fácil, mas não é o suficiente para não tentarem.
De dentro dos meus 47 kg/ 1,65 de altura, trabalhadora, mãe e com o tal problema do orçamento limitado, digo-vos que dá para fazer este plano. Minhas queridas, em último recurso tragam a lancheira de casa… que é o que eu faço. Tudo racionado, 2 iogurtes, 2 peças de fruta e a bela da sandocha de pão integral para o almoço, com queijo magro ou com fiambre. Sim, é verdade chego a casa esganada de fome, mas como já foi dito anteriormente pela Catita devoro uma sopa e fico mais “calminha”.

Pequeno-almoço

1 fatia de pão escuro (integral)1 fatia de queijo magro ou 1 fatia de fiambre de peito de frango ou de perú
Chá

Meio da manhã
1 peça de fruta
1 iogurte magro

Almoço
Sopa de legumes sem batata (Sei que é difícil arranjar, mas a cadeia de restaurantes GoNatural www.gonatural.pt tem sopas sem batata fantásticas!)
Carne (evite as carnes vermelhas e carne de porco) ou peixe, sem molho, numa porção do tamanho da palma da mão
Legumes frescos, cozidos ou estufados (uma chávena almoçadeira)

Meio da tarde
1 fatia de pão escuro com queijo magro ou fiambre (frango ou peru)
1 chávena de chá
1 peça de fruta


Jantar
Sopa de legumes sem batata
Carne ou peixe, sem molho, numa porção do tamanho da palma da mãoLegumes frescos, cozidos ou estufados (uma chávena almoçadeira)


Dica: Fruta - Nunca coma uma maçã sozinha, só vai aumentar o seu apetite, acompanhe a maçã com uma tosta por exemplo.
Evite a banana e a pêra abacate (são bombinhas calóricas).


Dica: Doces - Se o seu organismo estiver a pedir algo doce, substitua o queijo magro e o fiambre, na fatia de pão do pequeno-almoço ou lanche, por compota sem açúcar.
Seleccione um dia por semana para fazer disparates, o melhor é o Sábado ou o Domingo, e depenique uns docinhos, chocolates, etc…
Lembre-se que existe um valor calórico diário recomendado (1900), se comer doces tenha isso em atenção e tente não ultrapassar esse valor. Se ultrapassar compense com exercício físico.


Dica: Fritos - Fritos é proibido!

Nenhum comentário: